Design ajuda a mitigar desafios domésticos de quem vive com demência
5 de novembro de 2020
Um projeto da Fundação Lien, de Singapura, revela que pequenas adaptações podem melhorar a experiência em casa das pessoas que vivem com demência. Isto é, o Design pode ajudar a mitigar desafios domésticos de quem vive com demência.
O projeto Hack Care, lançado no Mês Mundial de Alzheimer, pretende ser simultaneamente uma chamada de atenção para as lutas diárias das pessoas que vivem com demência e uma ferramenta para capacitar as pessoas que por ela são afetadas.
Hack Care vs IKEA
De acordo com o CEO da Fundação Lien, Lee Poh Wah, viver com demência é desafiante e os ambientes domésticos nem sempre antecipam ou atendem às suas necessidades específicas. “No entanto, esses desafios podem ser mitigados com design de qualidade, funcional, inspirador e acessível, criado a partir da partilha de experiências de cuidadores que viveram uma jornada semelhante”, comenta Lee Poh Wah.
O Hack Care é um projeto independente e não está oficialmente ligado à IKEA, mas a abordagem e a linguagem visual desta empresa sueca oferecem um conceito prático e familiar a partir do qual o Hack Care se desenvolveu.
O livro criado, de 240 páginas e a parecer um catálogo clássico do IKEA, apresenta mais de 50 truques simples para tornar o mobiliário mais confortável e acessível a quem vive em casa com demência e aos seus cuidadores.
Subdivide-se em vários micro-ambientes, constituídos pelos espaços domésticos dedicados às rotinas de vida diária, desde a alimentação aos cuidados pessoais.
Além de sublinhar a importância do Design na ajuda a mitigar desafios domésticos de quem vive com demência, este catálogo apresenta ainda soluções práticas. São exemplo disso: a criação de um espaço para o cuidador guardar os documentos e medicamentos, ou a limitação do conteúdo do guarda-roupa com cabides pré-arranjados para que as pessoas se vistam de forma independente, pelo maior período possível. Sugere também pequenas mudanças no mobiliário, alterações estas que podem tornar o espaço mais confortável e prático. Indica, por fim, de que forma o uso de cor e plantas podem ajudar a circular num determinado espaço.
Fontes: https://www.wallpaper.com/design/hack-care-dementia-ikea-inspired-book