Eficácia das abordagens não farmacológicas na demência

Terapia_SEmente

Investigadores do “Dementia Centre for Research Collaboration, da Universidade de Sidney” demonstraram que as abordagens não farmacológicas podem não só reduzir os sintomas comportamentais e psicológicos associados a demência, como também terem boa relação custo-eficácia.

As abordagens não farmacológicas incluem os cuidados centrados na pessoa, educação e treino, atividade física e musicoterapia. E apesar do desafio que é tornar evidente o impacto destas práticas, a investigação acerca do custo-eficácia das abordagens tem vindo a tornar-se mais comum, segundo Claire Burley, um dos autores do artigo.

Ainda de acordo com a investigadora, “a contenção química (uso excessivo de medicação) é já uma questão relevante nos cuidados a pessoas idosas”, particularmente preocupante neste período de epidemia COVID-19, “em que a sedação é usada para prevenir a deambulação e, consequentemente, a disseminação da infeção”.

Envelhecimento da população e doenças mentais

Globalmente, os custos sociais e económicos da demência têm aumentado de forma significativa, nos últimos anos, devido ao envelhecimento da população e ao aparecimento de sintomas comportamentais e psicológicos, como depressão, agitação e agressividade.

O artigo publicado no International Psychogeriatrics demonstra que as abordagens não farmacológicas, porque eficazes e com uma boa relação custo-eficácia, devem ser consideradas quando se trata de prevenir e reduzir os sintomas comportamentais e psicológicos da demência.

Com o objetivo final de melhorar a qualidade de vida, será necessário promover uma mudança de atitudes relativamente às práticas de cuidados, associada ao treino adequado dos profissionais desta área, de modo a garantir que, a longo-prazo, se dissemina a adoção de intervenções não farmacológicas por parte dos cuidadores formais e informais de pessoas com demência.

Fonte: https://www.miragenews.com/cost-effective-non-pharmacological-approaches-for-dementia-care/

Partilhe este artigo! Escolha a sua plataforma