SEmente é parceira no projeto EU no musEU

Parceria SEmente e Eu no MusEU

E mpenhada em diversificar a oferta às pessoas que se debatem com problemas de memória e com o seu impacto no quotidiano, a SEmente | Superação e Estimulação da Mente estabeleceu recentemente uma parceria com o projeto Eu no musEU.

O projeto Eu no MusEU nasceu da premissa de que é fundamental tornar acessível a oferta cultural de um museu a uma sociedade que se quer global, e nesse sentido o museu pode também ser um contexto em que a pessoa com demência se revê a si e às suas memórias, em que regressa a experiências passadas ou se aproxima de novas atividades, combatendo ativamente o impacto negativo do isolamento.

Quem pode beneficiar com este projeto?

O público-alvo do EU no musEU vai desde pessoas com declínio cognitivo ligeiro, ou seja, pessoas que apresentam dificuldades ao nível da memória, da atenção, da tomada de decisões, por exemplo, mas que se mantêm autónomas na realização das atividades do dia-a-dia, até pessoas que apresentam quadros de demência em que estas dificuldades são já mais marcadas.

Os seus cuidadores informais, habitualmente familiares, são também alvo de especial atenção, uma vez que a escassez de apoios sociais e assistenciais, os pode deixar em situação de grande vulnerabilidade emocional e exclusão social. Assim o projeto Eu no musEu pode proporcionar a este grupo de cuidadores um espaço para sociabilização, descarga emocional, descontração e aprendizagem com pessoas que vivem situações semelhantes.

Cuidar pela arte no Museu Nacional de Machado Castro

Contando com a coordenação da Dr. Virgínia Gomes e coordenação científica da Prof. Isabel Santana, este premiado projeto começou por ser a replicação do programa de estimulação cognitiva Meet me do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA), mas foi assumindo particularidades próprias, como dinamização de experiências destinadas a grupos de cuidadores e grupos de pessoas demência, respeitando os espaços e tempos de cada um.

Mediante a fruição e (re)interpretação das obras de Arte do Museu Nacional de Machado Castro, o EU no musEU pretende estimular ao nível cognitivo os participantes nas suas sessões, assim como promover o seu bem-estar e inclusão social.

As sessões decorrem na segunda 2ª feira de cada mês, entre as 11h00 e as 13h00, e são dinamizadas por uma equipa multidisciplinar constituída maioritariamente por voluntários das áreas da saúde e educação.

Com esta parceria, a SEmente | Superação e Estimulação dá mais um passo no reconhecimento de que manter as ligações à comunidade é essencial no mais elementar direito de tornar as pessoas assistidas em cidadãos incluídos!

Partilhe este artigo! Escolha a sua plataforma