Dicas para adaptar espaços à Pessoa com Demência: o quarto

21 de julho de 2021

É fundamental fornecer às pessoas com demência as mesmas oportunidades de envelhecer com qualidade. Existem diversos elementos nas diferentes divisões da casa, que podem, e devem, ser adaptados de forma a promover a autonomia, o desempenho e a participação ocupacional das pessoas com demência.

Na SEmente dispomos de profissionais com experiência que podem ajudar a identificar as necessidades de adaptação de quem vive com demência. Neste artigo, daremos alguns exemplos e dicas fáceis de implementar nos quartos, que podem fazer toda a diferença na vida de uma pessoa com demência.

Dicas para adaptar quartos

  • Os quartos devem ser divisões que contenham mobiliário familiar, quadros e molduras posicionados ao nível do olhar das pessoas, para tornar o ambiente familiar e estimular a memória. Todas as molduras devem ser fixas e de difícil remoção, não sendo aconselhável ter molduras pousadas em móveis. Os armários devem conter secções envidraçadas ou abertas, para que a pessoa consiga ver o seu conteúdo, sendo, no entanto, aconselhável que não reflitam a sua imagem.
  • As cores do chão, paredes, cortinas e teto devem fornecer um bom contraste visual para melhorar a orientação e devem ser evitadas carpetes com padrões e papéis de parede ofensivos. Se necessário, é útil a colocação de etiquetas identificativas, com texto e/ou imagens para uma melhor identificação de objetos.
  • Os interruptores devem contrastar com a parede e devem estar colocados a alturas adaptadas à pessoa. As portas devem abrir e fechar para dentro e para fora, pois facilita a abertura, quando necessário.
  • A utilização de colchas e almofadas pode ser benéfica, quando não causa confusão, nomeadamente no que se refere à cor e padrão.
  • Se existir uma casa de banho no quarto, a cama deve estar posicionada de modo a que a pessoa, na posição de deitada ou sentada no leito, tenha visibilidade para a sanita.
  • Qualquer radiador deve ter uma superfície o menos ofensiva possível e deve estar a uma temperatura ambiente.
  • A entrada para o quarto deve conter candeeiros de teto e de parede para melhorar a luminosidade no corredor, iluminando o teto e promovendo a reflexão da luz através do espaço. Estes candeeiros, devem ser colocados com cuidado e de modo a não haver pontos de luz e outros escuros, criando um ambiente uniforme. Se possível, a implementação de pontos de luz, deve ser direcionada para fotos e objetos mais importantes.

Num próximo artigo, daremos sugestões de adaptações noutros espaços da casa, por exemplo na casa de banho, fique atento às nossas notícias!

Fontes:

Virtual Home Care INC,2016

Alzheimer’s Association, 2016

Partilhe este artigo! Escolha a sua plataforma