SEmente tem destaque no Diário de Coimbra
3 de dezembro de 2020
Artigo no suplemento de saúde dá a conhecer a equipa multidisciplinar da SEmente e os serviços terapêuticos que presta a pessoas com demência ou declínio cognitivo ligeiro.
No artigo publicado, a equipa da SEmente | Superação e Estimulação da mente dá a conhecer o projeto nascido em Coimbra e que aposta na psicologia e terapia ocupacional para travar o agravamento de quadros de demência e potenciar, assim, o máximo de autonomia e independência da pessoa.
Como salienta Ana Rita Silva, consultora científica da SEmente, “acreditamos que a pessoa com demência é mais do que a sua doença e tem capacidades preservadas que podem e deve ser mantidas pelo maior tempo possível”.
Para fazer face à atual pandemia, e cumprindo as orientações da Direção-Geral de Saúde, a SEmente atua em casa e online.
“Estimular o corpo, estimular a mente e estimular a ocupação” fazem parte das propostas apresentadas pela SEmente, levadas a cabo por elementos de diferentes áreas profissionais: psicólogo e neuropsicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, assistente pessoal/ajudante familiar, enfermeiro e médico internista.
A intervenção inicia-se com uma avaliação em diferentes dimensões – neuropsicológica, funcional, ocupacional e motora – em função da qual é desenhado um plano personalizado, adaptado às necessidades e interesses de cada pessoa.
Com recurso a treino cognitivo e sensorial, atividade física personalizada, exercícios de psicomotricidade, treino de atividades de vida diária, terapia pela reminiscência, entre outros, a psicologia e a terapia ocupacional surgem como pilares da intervenção.
Numa lógica de capacitar a pessoa e não de a substituir, a intervenção decorre em articulação próxima com a família/cuidador, no ambiente da pessoa.
Porque se entende que o envolvimento da família é prioritário, a SEmente disponibiliza uma plataforma própria que permite o acompanhamento das terapias e o esclarecimento de dúvidas que surgem no dia-a-dia do cuidador.
“Caso sinta alguma dificuldade e quiser aprofundar alguma estratégia, conte connosco”, salientam Raquel Redondo e Luísa Barros, responsáveis pelo projeto. “Estamos aqui para auxiliar a pessoa com demência e o seu cuidador, de uma forma integral” e disponíveis para realizar, uma reunião por videoconferência ou presencial, sem compromisso.
Fonte: https://www.diariocoimbra.pt/, 2 de dezembro de 2020, página 21