SEmente em suplemento de Saúde e Bem-Estar
4 de dezembro de 2020
SEmente | Superação e Estimulação da mente foi destacada num artigo do Diário As Beiras, em dia de distribuição com o Jornal Expresso.
Ciente que é possível dar melhor qualidade de vida às pessoas com demência, a SEmente |Superação e Estimulação da mente desenvolve programas terapêuticos multidisciplinares destinados a pessoas com diagnóstico de demência ou declínio cognitivo ligeiro e seus familiares ou cuidadores, oferecendo os seus serviços no concelho de Coimbra.
Para fazer face à atual pandemia, e cumprindo orientações da Direção Geral de Saúde (DGS), a SEmente está a atuar no domicílio e online, mas está prevista a abertura de uma unidade de dia para o primeiro semestre de 2021.
As propostas das SEmente passam por estimular a mente, o corpo e a ocupação. “Estamos aqui para auxiliar a pessoa com demência e o seu cuidador de uma forma integral”, garantem Raquel Redondo e Luísa Barros, respetivamente diretora e diretora técnica do projeto.
Para tal, contam com elementos de diferentes áreas profissionais: psicólogo e neuropsicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, assistente pessoal, enfermeiro e médico internista.
“Acreditamos que a pessoa com demência é mais do que a sua doença e tem capacidades preservadas que podem e devem ser mantidas pelo maior tempo possível”, como reforça Ana Rita Silva, neuropsicóloga e consultora científica da SEmente.
A Psicologia e Terapia Ocupacional são os eixos principais de intervenção, precedida por uma avaliação em diferentes dimensões: neuropsicológica, funcional, ocupacional e motora. Desta avaliação surge um plano de intervenção personalizado e adaptado às necessidades e interesses de cada pessoa.
A bolsa de possibilidades terapêuticas da SEmente inclui: treino cognitivo e sensorial, atividade física personalizada, exercícios de psicomotricidade, treino de atividades de vida diária, terapia pela reminiscência, arteterapia, musicoterapia, terapia assistida por animais.
Estas abordagens desenvolvem-se no ambiente da pessoa, com o apoio de um assistente pessoal, sempre numa lógica de capacitar a pessoa e não de a substituir.
Para facilitar o envolvimento da família neste processo, a SEmente disponibiliza uma plataforma própria que permite o acompanhamento da execução da intervenção. Permite também o esclarecimento das dúvidas que inevitavelmente surgem perante os desafios de quem vive, direta ou indiretamente, com um diagnóstico de demência. A SEmente proporciona, ainda, o apoio direto ao cuidador em termos das suas próprias necessidades pessoais e para fazer face ao desgaste associado ao exigente ato de cuidar.
A SEmente convida os interessados em conhecer as suas modalidades-base de intervenção marcando uma reunião, sem compromisso, por videoconferência ou presencial.
Fonte: https://www.asbeiras.pt/, 4 de dezembro de 2020, página 19